Departamento

Graduação

Pós-Graduação

Núcleos de Estudo

Publicações

Eventos

 

 

 

 

 

 

 Histórico 
 

e-mail
  

   O Departamento de Antropologia da UFPR foi um dos primeiros a se constituir no Brasil. Em 1953, na comunicação apresentada à primeira Reunião Brasileira de Antropologia, no Museu Nacional do Rio de Janeiro, o médico, etnólogo e professor José Loureiro Fernandes enfatizou a necessidade de organizar o ensino e viabilizar as atividades de pesquisas antropológicas e arqueológicas que vinham sendo realizadas de forma não-institucional. A institucionalização da Antropologia no Paraná envolvia a criação do Departamento de Antropologia, do Museu de Arqueologia e Tradições Populares e do Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas. Os planos para a implantação do Departamento de Antropologia da UFPR foram concretizados em 1958, quando tiveram início as atividades didáticas e de pesquisa do DEAN, que integrava a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Primeira alternativa de pós-graduação lato sensu na área de Antropologia a ser estabelecida no sul do país, também pioneiro dos cursos de especialização da UFPR, em 1972 foi criado o Curso de Aperfeiçoamento em Antropologia, depois transformado em Curso de Especialização. Dando continuidade aos empreendimentos de ensino e pesquisa, o DEAN instituiu o Mestrado em Antropologia Social em 1991.

   Vinculado ao Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná, atualmente o Departamento de Antropologia é responsável por um dos núcleos disciplinares básicos do curso de graduação em Ciências Sociais e pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, em nível de Mestrado. Além de ofertar um elenco de disciplinas obrigatórias e optativas para a graduação em Ciências Sociais e o mestrado em Antropologia Social, o Departamento de Antropologia atende, com a oferta regular de disciplinas, os cursos de História, Geografia, Comunicação Social, Psicologia, Filosofia, Artes, Nutrição, Biologia, Terapia Ocupacional, Desenho Industrial, Engenharia Florestal, Odontologia e Ciências do Mar.

 

Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná

   O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná – MAE –, fundado em 1962, é um órgão suplementar administrativamente vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, é histórica e academicamente ligado ao Departamento de Antropologia. Desde seu estabelecimento como museu universitário, o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR desenvolveu uma tradição consistente como instituição de pesquisa, constituindo-se como um centro de estudos de caráter interdisciplinar. 

   Localizado na cidade de Paranaguá, o MAE está instalado em uma edificação do século XVIII, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, onde funcionou inicialmente um Colégio de Jesuítas. Além do prédio histórico em Paranaguá, conta ainda com uma Reserva Técnica e uma Sala de Exposição em Curitiba. Seu acervo encontra-se organizado em três grandes divisões: Arqueologia, Etnologia e Cultura Popular. Atualmente, o acervo é constituído por 40 mil peças, obtidas por doações, permutas e convênios com outras instituições brasileiras e internacionais, por aquisição de artesãos e das populações regionais, assim como provenientes de pesquisa arqueológica e etnológica realizadas por professores do Departamento de Antropologia e outras instituições brasileiras e internacionais. O patrimônio arqueológico de base-pré-história é constituído de materiais líticos, ósseos, conchifreiros, cerâmicos e de fauna, totalizando aproximadamente 36 mil peças. Com cerca de 1300 peças representativas de 42 grupos indígenas de diferentes regiões do Brasil, o acervo etnográfico é composto por utensílios e instrumentos de trabalho, assim como por plumária, tecelagem, trançados, armas e adornos corporais. Entre as peças oriundas dos grupos originários do Paraná, como Kaingang e Guarani, o acervo conta ainda com uma coleção ímpar dos Xetá, contatados na década de 1950 e atualmente extintos enquanto sociedade (restaram apenas oito indivíduos). O acervo da unidade de Patrimônio e Cultura compõe-se de aproximadamente 1200 peças de artefatos populares, representativos de folguedos, tecelagem, cerâmica e brinquedos, assim como de indumentária, adornos e instrumentos musicais relacionados às expressões lúdicas da Congada, Cavalhada e Fandango. O MAE também possui uma biblioteca com cerca de 7.500 títulos, entre livros e periódicos, disponível para utilização dos alunos da UFPR e da comunidade em geral.

 

Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas

   O Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas – CEPA –, criado em 1956 pelo Instituto de Pesquisas da Universidade Federal do Paraná, é órgão auxiliar do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Instalado na cobertura do Edifício D. Pedro I e dirigido pelo professor Igor Chmyz, docente do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, além da formação em arqueologia, o CEPA vem realizando com notável continuidade pesquisas em vários estados brasileiros - todas elas resultando em publicações -, além de projetos de pesquisa em arqueologia de salvamento e relatórios de impacto ambiental. Pioneiro na execução de projetos de salvamento, tendo desenvolvido uma metodologia apropriada ao resgate do patrimônio arqueológico impactado, o CEPA obtém dos empreendedores o financiamento necessário à pesquisa e à manutenção de uma equipe de arqueólogos autônomos associados, além de empenhar-se na divulgação dos resultados de suas pesquisas. Ao lado das atividades de pesquisa, desde a sua fundação o CEPA/UFPR promove cursos de especialização, formando dezenas de arqueólogos que atuam em diferentes estados brasileiros.

 

   Rua General Carneiro, 460 - 6º andar
   CEP 80.060-150 - Curitiba - Paraná
   tel: 41 3360-5106 
   fax: 41 3360-5318
   e-mail: dean@ufpr.br